Secretaria de Infraestrutura amplia número de atendimentos no primeiro trimestre de 2023

A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem trabalhado para ampliar a qualidade na mobilidade urbana. Além do que é possível ver nas grandes obras que estão em andamento nas avenidas de maior fluxo, a Seinfra também desenvolve trabalhos que não ficam tão à mostra, mas que fazem toda diferença no dia a dia dos moradores. Entre eles destacam-se a colocação, troca e manutenção de manilhas, desobstrução e limpeza de bocas de lobo e valas, entre outros.

Para que a população saiba mais sobre esses serviços, a Seinfra levantou os números dos três primeiros meses de 2023. Os dados mostram que, com incremento no quadro de servidores, houve um grande salto na agilidade das respostas aos cidadãos. Dos 396 protocolos abertos de janeiro a março, 216 foram executados. O índice é cerca de 276% maior que os 78 protocolos executados no mesmo período do ano passado 2022. Os protocolos podem ser abertos pelo Portal do Cidadão ou de forma presencial. Os serviços que podem ser solicitados são: colocação de manilhas, extensão de rede elétrica (de acordo com a regra de aprovação de cada balneário), colocação de suporte para luminárias, manutenção de via com patrolamento ou ensaibramento, instalação e manutenção de boca de lobo, entre outros.
Um dos números expressivos é o da quantidade de insumos utilizados na recuperação das vias como saibro, bica e materiais para aterro e adensamento de ruas. De janeiro a março foram utilizados 10.140 metros cúbicos, 745,58% a mais que no primeiro trimestre de 2022 e 45,60% a mais que no mesmo período de 2021. Outro dado que se destaca no relatório é o de quilômetros de patrolamento das vias.

No primeiro trimestre de 2023, foram patrolados 198 quilômetros. um aumento de quase 100% se comparado aos 8,4 quilômetros de 2021 e os 20,87 quilômetros em 2022. O secretário de Infraestrutura, Jackson da Veiga Deunísio, destaca que “as vias priorizadas são aquelas que dão acesso aos balneários, às escolas e aos comércios, que são consideradas vias principais”. Ele afirma, ainda, que as condições climáticas influenciam muito nas aplicações do serviço. “Para patrolarmos em algumas regiões é necessário que haja 48 horas de estiagem. Depois das vias principais, caso não haja chuva, partimos para as vicinais”, destaca o secretário.
A drenagem também é ponto de atenção da Seinfra, pois influencia diretamente na manutenção das vias, gerando grande volume de trabalho nessa frente. Até março deste ano foram limpos cerca de 19.360 quilômetros de valas, quase o dobro dos anos de 2022 e 2021 que registraram, respectivamente, 12.670 e 11.500 quilômetros. “A prioridade é fazer primeiramente a limpeza dos canais extravasores que são as valas principais”, conta o secretário.

O aumento foi considerável também nas benfeitorias para sanar problemas com a drenagem. De janeiro a março foram instaladas 2.495 manilhas, sendo que em 2021 foram somente 176 e em 2022 1.114. “O diâmetro das manilhas difere de uma região para outra, dependendo do volume de água a ser drenado em cada localidade. Numa mesma linha de drenagem os diâmetros precisam ser adequados de acordo com o volume e cota de fundo para cada região”, acrescenta Deunísio.

A Prefeitura orienta que todo pedido de informações sobre o diâmetro de manilha deve ser feito via protocolo, o que agiliza a resposta ao requerente por esse mesmo canal, registrando o histórico da solicitação.
As manutenções em bocas de lobo também são importantes, por isso, nos três primeiros meses do ano foram instaladas 96. Essas trocas e manutenções são feitas quando há infiltração. “Primeiro é identificada a causa da erosão, pois são muitos fatores que influenciam no deterioramento da manilha, um deles é a ligação irregular feita pelos moradores sem a devida vedação, ou falha na emenda dos tubos de PVC. Dependendo do caso, a tubulação é trocada”, afirma o secretário.

São números que mostram que a Seinfra, com o apoio de todos os servidores, está se dedicando para entregar o melhor para a população para que o desenvolvimento continue e para que o cidadão tenha cada vez mais mobilidade e qualidade de vida.