Gerência Regional de Saúde de Joinville declara infestação de Aedes aegypti em bairros de Itapoá

Itapoá está enfrentando um aumento alarmante no número de casos de dengue, segundo informações do Setor de Vigilância Epidemiológica. Desde fevereiro, houve um aumento de 456% no número de focos da dengue, passando de 25 registrados no início do ano para 114 em 10 de maio. Os bairros Samambaial e Itapema foram considerados pela Gerência Regional de Saúde de Joinville como infestados pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo após as atividades semanais de controle de armadilhas. A região só será considerada livre de infestação após oito meses consecutivos sem focos do mosquito.

A gerência regional orienta a readaptação das armadilhas a cada 300 metros, com vistorias semanais para monitoramento nas áreas infestadas. No entanto, a redução dos focos do mosquito é também responsabilidade da população, pois há muitas residências que ficam fechadas na baixa temporada com recipientes que acumulam água. As visitas dos agentes de endemias têm constatado que vasos de plantas, pneus, cisternas, baldes, latas, garrafas, brinquedos e até piscinas estão repletos de larvas do inseto.

Os números divulgados pela Vigilância Epidemiológica na última quarta-feira, 10, mostram que a cada semana aumentam os casos de dengue, com 357 notificações de suspeita da doença, sendo que 33 casos já foram confirmados e 56 estão em investigação. É importante que a população procure atendimento médico se apresentar sintomas como febre alta, dores de cabeça, no fundo dos olhos e articulações, manchas vermelhas na pele, fraqueza, fadiga, prostração, náusea e vômito.

A Secretaria de Saúde ressalta ser fundamental que os moradores, visitantes e proprietários de imóveis de veraneio intensifiquem a limpeza de seus quintais, reforcem os cuidados em suas casas e alertem seus vizinhos sobre os riscos da doença. A conscientização e a prevenção são as melhores formas de combater a dengue e proteger a saúde da população.