CadÚnico é principal ferramenta para famílias de baixa renda terem acesso a programas sociais

A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria de Assistência Social, destaca a importância do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

 Desde 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do idoso, ID Jovem, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

Para se inscrever no Cadastro Único, as famílias devem ter renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou três salários renda total, ou renda maior que meio salário-mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão ou acompanhamento de programas sociais nas três esferas do governo.

As pessoas inscritas no Cadastro Único assumem o compromisso de prestar informações verdadeiras e atualizadas sobre sua família. Manter o cadastro atualizado é importante porque o governo utiliza esses dados para conhecer melhor as necessidades das famílias e oferecer benefícios e serviços sociais que contribuam para a melhoria de vida de todos.

Para fazer o CadÚnico é preciso ser maior de 16 anos (CPF obrigatório) e ter renda familiar per capita mensal de até meio salário-mínimo ou renda total da família de até três salários-mínimos. A documentação necessária inclui RG, CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Fatura de Luz, Comprovante de Renda, Declaração de Frequência Escolar e Declaração de Acompanhamento do Posto de Saúde.

O cadastro funciona através de agendamento por meio do Whatsapp (47) 3443-1071. São atendidas atualmente no máximo 16 pessoas por dia. É importante não faltar, pois a sua falta sem justificativa compromete a agenda do dia e prejudica outros usuários de serem atendidos.

O Cadastro Único é uma ferramenta importante para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais e para o conhecimento das necessidades dessas famílias pelo governo. Por isso, a Prefeitura de Itapoá incentiva a população a se cadastrar e manter seus dados atualizados

 

A Prefeitura Municipal de Itapoá, conta também com o Cadastro Único Itinerante, que tem como objetivo levar a equipe técnica para mais próximo da população beneficiária dos programas sociais do Governo Federal, com serviços de atualização cadastral, informes de situação de benefícios, inclusão de novos membros no cadastro, entre outras ações. O atendimento terá início no dia 05 de Abril, e será por livre demanda às famílias residentes na região, uma vez por mês, todas as quartas-feiras das 8h00 às 12h00.

Confira a agenda:

1ª quarta-feira do mês: PSF Barra do Saí;

2ª quarta-feira do mês: PSF Samambaial;

3ª quarta-feira do mês: PSF do Pontal;

4ª quarta-feira do mês: PSF Saí Mirim.


Ressaltamos a importância do comprometimento com o horário agendado, como informado anteriormente, temos um “teto” de atendimentos diário o qual conseguimos atender aos solicitantes, a procura por atendimento é alta, e por esse motivo, precisamos e contamos com a colaboração para o cumprimento dos horários agendados para atendimento do CadÚnico.

Mantenha seus dados no CadÚnico atualizados.