Itapoá obtém Licença Ambiental de Instalação (LAI) para Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário
Nesta terça-feira, 20 de dezembro, a Prefeitura de Itapoá obteve a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza a construção do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto sanitário, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), as elevatórias e a rede coletora. A licença de instalação foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) e a construção de todo sistema será realizada pela empresa Itapoá Saneamento. Com investimentos de R$ 60 milhões, a obra está programada para iniciar em janeiro no mesmo terreno onde hoje está a Estação de Tratamento de Água (ETA), no Jardim da Barra.
No local, será instalado o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que vai tratar os efluentes residenciais e comerciais. Para o prefeito Jeferson Garcia, a construção da ETE é um marco para o município, pois vai promover as instalações e os avanços necessários no âmbito do esgotamento sanitário de acordo com a lei que versa sobre o Marco Legal do Saneamento Básico. “Um grande passo para o desenvolvimento de Itapoá que vai viabilizar o acesso de moradores e empreendedores ao saneamento básico, fazendo com que tenhamos um sistema de esgoto sanitário à altura do que nossa cidade merece”, afirma o prefeito.
De acordo com Rafael Brito, Secretário de Meio Ambiente, assim que as instalações da rede coletora e da ETE forem finalizadas, todas as casas e edificações que tiverem o ramal de ligação em frente ao imóvel deverão conectar o sistema de tratamento de esgoto na rede pública e abolir as fossas. “Dessa forma o município ganha em balneabilidade, qualidade ambiental e saúde pública”, complementa Brito.
Em breve, a prefeitura deve montar um plano de comunicação em parceria com a Itapoá Saneamento para informar aos cidadãos sobre as datas para fazer a conexão do sistema de tratamento individual na rede coletora. De acordo com o cronograma previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a previsão é de que a Itapoá Saneamento finalize a construção da ETE e da rede coletora (Fase 1 – SES Centro) em até oito meses.