Concurso de redação e desenho sobre resíduos sólidos urbanos revela vencedores
Nesta segunda-feira, 31 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAI), em parceria com a Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Itapoá (SURBI), entregou os prêmios aos vencedores do concurso de desenho e da redação sobre o tema “Resíduos Sólidos Urbanos”.
Os primeiros colocados foram premiados com bicicleta e tablet, os segundos lugares levaram um tablet e uma mochila para casa, e a terceira melhor redação ganhou uma mochila. Participaram da entrega dos prêmios o Chefe de Gabinete, Jadiel Miotti; o Secretário de Meio Ambiente, Rafael Brito; a Diretora de Gestão Ambiental, Talita Walter; e o Gerente Operacional da SURBI, Tiago Svihgun.
Na categoria desenho, o primeiro lugar ficou com a aluna Raquel Pinheiro Silva Marquetti, do 4º ano B, da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva. Julia Bailer, do 4º ano C, da Escola Municipal Clayton Almir Hermes, conquistou a segunda colocação.
A melhor redação foi do aluno Rafael Haas Biasuz, do 8º ano, da Escola Municipal Alberto Speck. O prêmio de segundo colocado foi para Pedro Christiano Schmidt Fernandes, aluno do 8º ano, da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva. Maria Heloísa Pereira Mendes da Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato, foi a autora da terceira melhor redação. O desenho vencedor vai estampar a capa do carnê da taxa de coleta do lixo 2024.
A Campanha foi realizada com o objetivo de incentivar a cidadania, promover a educação ambiental e o cuidado com o meio ambiente. O programa para difundir o conhecimento sobre o tema começou em julho, quando os professores de biologia, das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente visitaram o aterro sanitário de Mafra (SC), para onde são destinados os resíduos sólidos orgânicos gerados em Itapoá. O assunto foi trabalhado durante os meses de setembro e outubro entre os alunos da Rede Municipal de Ensino.