Prefeitura destina R$ 300 mil para atendimento a pessoas com autismo
A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou nesta segunda-feira (08), Termo de Fomento para destinação R$ 300 mil à Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Itapoá (AMA). O termo cumpre as Emendas Legislativas nº 79/2021 e 95/2021, propostas pela Câmara Municipal de Itapoá, que prevê a aplicação de investimentos que darão mais qualidade e amplitude para os atendimentos prestados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município.
A entidade apresentou o plano de trabalho do projeto “TEAmpliar – Ampliando os atendimentos aos autistas” que detalha os serviços que serão prestados pelos profissionais da entidade durante 12 meses a partir da assinatura do Termo de Fomento. Neste plano está o detalhamento dos atendimentos que serão prestados por equipe técnica qualificada que será composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, além de auxiliares administrativos e de serviços gerais. Também serão adquiridos materiais pedagógicos como jogos educativos, tatames, brinquedos, entre outros.
A gestão do Termo de Fomento será feita pela Secretaria Municipal de Saúde, que fará a avaliação, acompanhamento e fiscalização dos serviços que serão prestados às famílias com casos de TEA.
A AMA Itapoá é a única entidade legalmente habilitada e autorizada para o atendimento às pessoas com autismo. A associação sem fins lucrativos atua com assistência social, saúde, educação, esporte, defesa e garantia de direitos, e promove ações preventivas, orientativas de atendimento terapêutico para pacientes e famílias de pessoas com TEA.
De acordo com a entidade, Itapoá tem 89 famílias com crianças autistas que necessitam de atendimento. Com os recursos escassos, a AMA estava atendendo somente 16 famílias, depois do aporte da Prefeitura poderá atender 25 famílias.