Avança projeto de engordamento da orla de Itapoá
A Comissão do Poder Público Executivo e o presidente da Câmara Municipal que, juntos, avaliam os trâmites sobre a obra do engordamento da orla de Itapoá com a SCPAR Porto de São Francisco do Sul, enviaram nesta quinta-feira (14), o Termo de Compromisso para o Porto de São Francisco do Sul. O documento traz os detalhamentos do processo, que vai destinar sedimentos dragados na Baía da Babitonga para o uso benéfico na recuperação e proteção da orla de Itapoá, e na reconstituição do sistema de dunas embrionárias – processo conhecido popularmente como “engorda”.
A Comissão se reuniu na noite da última quarta-feira (13), no Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS) da Prefeitura de Itapoá, para revisar e fazer os ajustes finais no Termo. O encontro foi a última etapa de avaliação e elaboradção do documento que vem sendo trabalhado desde a primeira reunião realizada no dia 30 de maio, na sede do Porto de Itapoá, com os responsáveis da SCPAR Porto de São Francisco do Sul, técnicos da empresa de consultoria ambiental e a comissão do Município de Itapoá, incluindo o prefeito Marlon Neuber. Na ocasião, foram apresentados o projeto conceitual da obra e as estimativas de custo.
Logo após a reunião, no dia 28 de junho, a SCPAR Porto de São Francisco do Sul enviou o documento intitulado “Projeto Uso Benéfico dos Sedimentos Dragados na Recuperação e Proteção da Orla do Município de Itapoá e de Reconstituição do Sistema de Dunas da Praia da Figueira do Pontal e da Praia Pontal do Norte até a Praia da Princesa do Mar”, possibilitando o pedido feito no dia 07 de julho, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) paraobter autorização de obras em imóvel da União. O pedido está tramitando sob número: SC03268/2022.
Com o envio do termo, a expectativa do Município de Itapoá é de que as tratativas com a SCPAR Porto de São Francisco do Sul avancem para que a obra seja iniciada. “A recuperação e a proteção da linha de costa devem impactar positivamente nos setores logístico, turístico e econômico, além de ser de grande importância para a preservação ambiental da nossa orla”, diz Marlon Neuber, prefeito de Itapoá.