SÍNDROMES GRIPAIS NA ATUALIDADE

  A síndrome gripal é uma doença que pode ter diferentes agentes causadores, entre eles, o vírus Influenza do tipo H3N2, H1N1 entre outras. Atualmente, esses são os principais vírus responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitidos entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar. Habitualmente uma infeção viral dura em média de três dias a uma semana. Se dentro desse período o quadro não melhorar ou piorar, um médico deve ser consultado. 

 

 

Transmissão

 

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de secreções das vias respiratórias liberadas ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos, tocando a boca, o nariz e os olhos e após contato com locais ou pessoas contaminadas.

 

Resfriado x Gripe

 

Muitas pessoas confundem gripe com resfriado comum. No resfriado comum, o quadro clínico é local, no nariz e na garganta e o início dos sintomas é gradual, geralmente sem febre. Os sintomas geralmente são coriza e congestão nasal, tendo uma a recuperação mais rápida.

 

Diferentemente do resfriado, a gripe causada pelo vírus Influenza se apresenta com dor no corpo todo e o início dos sintomas é rápido, a febre é geralmente alta. Os sintomas são calafrios, tosse, dor muscular, queda do estado geral, sendo a recuperação mais lenta.

 

Sintomas da H3N2

 

Já os sintomas mais comuns da gripe H3N2, ou a conhecida influenza A, são: picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo e mal-estar intenso. Pode ter ocorrência de vômito e diarreia.

 

O vírus H3N2 tem mais riscos de complicações em idosos e crianças. E é justamente por isso que esses públicos são considerados prioritários na campanha de vacinação contra a gripe. Pessoas com o sistema imunológico comprometido, grávidas e portadoras de doenças crônicas também devem ficar alerta para se prevenir. No entanto, mesmo se você é uma pessoa considerada saudável, é bom garantir e se cuidar da mesma maneira.

 

Lembrando que ainda estamos em pandemia, e os sintomas da gripe podem ser facilmente confundidos com o vírus da Covid-19 e suas variantes. Por isso é tão importante se cuidar e, se sentir qualquer coisa diferente, fazer o teste e se isolar.

 

Dica de cuidados para conter os vírus atuais

 

A Secretaria de Saúde adverte que os mesmos cuidados adotados pelas pessoas ao longo dos quase dois anos de pandemia, como a higienização frequente das mãos, evitar locais fechados e sem ventilação, além do uso de álcool em gel e máscara, são essenciais contra os demais vírus de infecções respiratórias, as conhecidas gripes e resfriados, inclusive a H3N2 e COVID 19.