PREFEITURA DE ITAPOÁ E PODER JUDICIÁRIO UNEM FORÇAS NO COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL

O Poder Judiciário e a Prefeitura de Itapoá inciaram uma força-tarefa no combate à violência sexual infantil. A primeira etapa do trabalho ocorreu no último dia 20 de agosto, com palestra a gestores, orientadores e equipe da Secretaria Municipal de Educação, contando também com a presença de representantes do Conselho Tutelar e do Fórum de Itapoá.

Na ocasião, o psicólogo policial Alexandre Mazza abordou mecanismos para identificação de casos de abuso sexual e como perceber os sinais dados pelas vítimas. “Em grande parte dos casos, a criança vítima de abuso sexual teme contar para alguém o que está sofrendo. Mesmo assim, é possível identificar mudanças de comportamento que podem indicar uma situação de abuso”, explica Alexandre. O psicólogo atua em São Francisco do Sul e é responsável por colher os depoimentos das crianças com suspeita de abuso sexual. Para isto, Alexandre utiliza técnicas específicas para estes casos, evitando, assim, um novo processo traumático para as vítimas.

A ideia da criação de um plano de ação para tratar do tema surgiu no mês de julho, a partir de um levantamento da Juíza da 2ª Vara de Itapoá, Drª Aline Vasty Ferrandin. “Nós identificamos um elevado número de casos envolvendo abuso sexual contra crianças e adolescentes na comarca de Itapoá. Número este até desproporcional quando comparado a outras cidades em que já atuei”, conta a Juíza.