Projeto Escolinha, da Secretaria de Esportes e Lazer de Itapoá, contabiliza 210 alunos matriculados

A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, desenvolve um projeto de escolinha de futebol que promete ser referência no futuro. Liderados pelo professor José Guedes, ex-jogador profissional de futebol, treinador e preparador físico, 210 meninos e meninas, com idades entre seis e 17 anos, treinam pelo menos duas vezes por semana no campo de Itapema e outras duas vezes no Ginásio Municipal Ivo Zagonel.

As aulas são ministradas no contraturno escolar e o objetivo é dar uma ocupação para jovens e crianças. Ex-técnico da equipe sub-15 do Flamengo-RJ, que sagrou-se campeã pan-americana em 1991, Guedes diz sentir uma emoção especial no trabalho com as crianças e adolescentes.
– Eles têm muita vontade de aprender e quando há o incentivo dos pais, tudo fica favorável. A ideia aqui é desenvolver primeiramente o espírito de cooperativismo, de companheirismo e de participação porque ninguém joga sozinho. A questão esportiva é um aprendizado que se leva para a vida toda – afirma.

Contratado pela Prefeitura de Itapoá há dois meses para comandar o projeto, Guedes ressalta que sua principal missão na cidade é a de formar cidadãos e, posteriormente, se possível, atletas.
– Prezo muito pela disciplina. Ela é fundamental para tudo que se faz na vida. Tenho mais de 33 anos de experiência com a formação de jovens e o esporte me proporciona muitas amizades. Isso é gratificante – conclui.
Meta é ampliar número de crianças e jovens que participam do projeto. Acredita-se que será possível trabalhar, em pouco tempo, com até 270 alunos na escolinha.

Para participar do projeto, o único requisito é o aluno estar matriculado na rede de ensino municipal, estadual ou particular. Para mais informações, basta procurar a Secretaria de Esportes e Lazer, que está situada na Rua Walter Crisanto, nº 05, em Itapema do Norte, das 7:30 às 18h. O telefone de contato é o (47) 3443-6405.