Em noite de gala, alunos da Escola Euclides Emídio da Silva apresentam trabalhos na 10ª edição do Concurso Gastronômico

A noite de 25 de junho foi superespecial para os alunos da Escola Euclides Emídio da Silva, localizada na Barra do Saí, em Itapoá.  Eles viveram intensamente a 10 10ª edição do Concurso Gastronômico, um evento que já virou tradição na comunidade. Desde 2009, quando surgiu com a proposta de trabalhar os verbos de maneira mais lúdica, a participação de alunos e familiares tem sido intensa, e os resultados, animadores.

 A ação deste ano contou com a participação de 34 alunos dos 8ºs anos e, segundo a gestora da escola, Lucy Helena Wielewicki, a proposta foi trabalhar conteúdos ministrados no segundo bimestre em disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes e Educação Física. A gestora explica ainda que o concurso acontece sempre entre os meses de maio e junho e oportuniza aos alunos mais integração, socialização e desinibição. Ela ressalta que embora exista uma disputa em jogo, não há qualquer conotação competitiva durante os ensaios dos alunos.

 O concurso é realizado em duplas ou individualmente e os alunos têm como missão apresentar uma paródia, o caderno de receitas e uma pizza decorada de acordo com o tema. Vale destacar que não há um tema específico e cada aluno ou dupla escolhe o que fazer e como fazer. Apenas na disciplina de Artes é que o professor define juntamente com a turma o artista a ser trabalhado para inspirar a decoração.

 Para garantir legitimidade ao concurso, os jurados não podem ter vínculo com quem se apresenta. O mais interessante é que o concurso envolve toda a comunidade. Professores fazem grande parte da decoração; a Associação de Pais e Professores da escola vende mini pizzas e refrigerantes; e as famílias participam e concorrem ao sorteio de brindes.

 “É uma noite agradável, de muito talento, e uma oportunidade para que os alunos expressem suas habilidades, emoções e criatividade”, descreve Lucy.

 Para organizar o evento, a Escola Euclides Emídio da Silva recebe apoio da Secretaria Municipal de Educação na premiação dos alunos. Os colaboradores mudam anualmente, conforme a disponibilidade de cada um. Contudo, a equipe escolar conta que os parceiros da ação, em tese, são quase sempre os mesmos.

 

Os vencedores da edição 2018

Sob avaliação das juradas Maristela Franz Perrony Fontana, Sandra Devegili, Ana Claúdia Oliveira Jacinto, Maris Cristina Oliveira e Roberta Serednitzkei Lima, os 34 alunos dos 8ºs anos da escola apresentaram, na noite de 25 de junho, a paródia, o caderno de receitas e a pizza decorada com o tema escolhido, conforme as regras do concurso.

 O primeiro lugar ficou com a dupla Júlia Balsanelli dos Santos Silva, de 13 anos, e Gyovana Luize França, de 12 anos. Inspirada em personagens do desenho animado Monstros S.A., a pizza vencedora tinha sabor de queijo e catupiry.

 O segundo lugar ficou a pizza doce feita de chocolate, kiwi, morango e banana, inspirada em tema tropical, da aluna Gabriela Hamper Baptista, de 12 anos. Já o terceiro lugar foi para a dupla Joicy dos Santos Ludovino, de 14 anos, e Maria Eduarda Klens dos Santos, também de 14. A dupla criou uma pizza doce, inspirada no universo alegre e colorido do unicórnio.

 A dupla Alisson Lepeco Padilha e Nauberth Fernandes da Silva, que conquistou o quarto lugar no concurso, também foi premiada.

 Para a gestora da escola, o foco principal do concurso está na apresentação e na forma lúdica de aprender, na expressão corporal e na capacidade de persuasão.

 “Conhecemos alunos que não queriam sair da escola antes do 8º ano para poder participar do concurso. Os alunos dos anos iniciais também nos questionam frequentemente quando será a vez deles”, destaca.

 Vale ressaltar que a Escola Euclides Emídio da Silva, situada na Barra do Saí, também tem outros projetos expressivos, como a Feira de Cidadania e Temas Atuais, o Encontro da Infância e Adolescência, o Projeto Meu Diário, a Sacola de Leitura, o Projeto Conhecendo Itapoá, o Aluno Destaque e Superação, além de eventos tradicionais, como o Jantar da Família, realizado no mês de abril, e a Noite Italiana, realizada em novembro, no Restaurante Siri Cascudo.