Prorrogado até final de abril o recadastramento de artesãos

A Prefeitura Municipal de Itapoá, através da Secretaria de Turismo e Cultura, iniciou em março e prorrogou até o final de abril o recadastramento de artesãos para 2018, conforme o Edital Nº 03/2018. Os artesãos estão se apresentando munidos de RG, CPF, comprovante de residência e até três peças confeccionadas para que a Prefeitura possa identificar qual o tipo de artesanato que cada artesão produz\ no Município. Os trabalhos são avaliados e fotografados.

A atualização do cadastro vai determinar as concessões a serem feitas pela Secretaria de Turismo e Cultura na emissão de alvarás. Ao preencher um formulário, o artesão também pode revelar a maior necessidade da classe,  assim a Prefeitura terá informações básicas para buscar alternativas e melhorias para o setor.

Outro fator essencial para a Prefeitura é definir quais os produtos artesanais confeccionados que apresentam identidade cultural local e, consequentemente, os artesãos que apresentam condições de atender a uma demanda maior de encomendas e garantir espaços em feiras e exposições. O recadastramento ainda proporciona a atualização dos dados do artesão, seu perfil e um quadro dos que estão na ativa. 

O artesanato é complemento de renda para  muitas famílias itapoaenses. Para algumas, sua única fonte de renda.  Esta arte milenar  que vem  sendo transmitida  de geração a geração,  representando  um importante atrativo para o turismo,  merece toda atenção da Prefeitura e da população.