Plano de ações prevê estratégias para turismo sustentável de Itapoá

Plano de ações prevê estratégias para turismo sustentável de Itapoá

 

A oferta turística do município de Itapoá é caracterizada por atrativos naturais e culturais além destes, conforme apresentado no Estudo Preliminar do PDITS Itapoá, faz parte da oferta turística o artesanato local de referência cultural.
Depois de uma série de análises minuciosas, o plano chegou à missão do turismo: “desenvolver o turismo no município de forma sustentável, durante todo o ano, com serviços diversificados e de qualidade, buscando a satisfação plena do turista”. O objetivo foi compreendido como de longo prazo, mais precisamente, de 5 a 10 anos, desenvolvendo a sua atividade principal.
Através dos estudos e das análises do PDITS Itapoá, foram identificadas quinze estratégias para o turismo de Itapoá, começando por promover a capacitação e qualificação da cadeia produtiva do turismo e conscientizar a comunidade de Itapoá sobre a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do município . As ações previstas para estas estratégias são através de: parcerias com centros de ensino; da articulação junto às instituições de ensino de um curso técnico em turismo; de aulas/palestras e cartilhas escolares sobre a atividade turística nas escolas; da capacitação dos prestadores de serviços da cadeia produtiva do turismo, entre outras.
Também, está a estratégia de integrar o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor no desenvolvimento sustentável do turismo . Para isso, o PDITS prevê ações, como: fomentar a comercialização de artesanato típico, por meio de instalação de expositores; realizar mutirões com a comunidade local para limpeza de praias, pinturas de muros, plantio de mudas, etc.; estabelecer uma parceria estratégica com São Francisco do Sul (SC) de modo a divulgar e comercializar o turismo integrado dos dois municípios, etc.
Promover o aperfeiçoamento da legislação e fiscalização relacionada à atividade turística também é uma das estratégias, bem como instituir um sistema de informação para a gestão pública do turismo de Itapoá , cuja meta é gerar indicadores semestrais sobre a economia do turismo no município.
A sexta estratégia implica em incentivar a inovação na gestão dos equipamentos e serviços turísticos, buscando a certificação das empresas turísticas e de apoio ao turismo no Cadastur e, também, a incorporação de novas tecnologias nestas empresas – implantar pontos de Wi-fi, com acesso gratuito, nos principais pontos turísticos do município é uma das ações previstas para essa estratégia.
Com base no Plano de Desenvolvimento Integrado, as estratégias seguintes são: formatar produtos e serviços turísticos sustentáveis e inovadores, requalificar a produção associada ao turismo do município , desenvolver ações de promoção para a captação de fluxos turísticos o ano todo (através de folders, fotografias, vídeos promocionais e outras ações de marketing) e investir recursos suficientes, públicos e privados, para o adequado desenvolvimento do turismo regional .
A estratégia de número 11 resulta em desenvolver ações para a captação de recursos para investimento no setor através de projetos, sejam estes recursos públicos ou privados. Já a de número 12, diz implantar infraestrutura eficiente e acessível para potencializar a experiência turística no destino, através de sinalizações de orientação, acessibilidade, entre outros.
Ademais, o PDITS prevê ampliar o aporte de recursos públicos direcionados a atender a demanda nas principais áreas turísticas do município , revitalizar a orla marítima do centro turístico e dos conjuntos turísticos da Barra do Saí, Praia Itapoá e Baía da Babitonga e, por fim, fortalecer as estruturas de segurança do município .
A capacitação do setor turístico, a busca por novos empreendimentos, o fomento de atividades de cunho turístico, a integração com a comunidade, a conscientização por campanhas direcionadas e o apoio ao empreendedor são ações previstas para o turismo da Itapoá futura. O secretário Claudio Lemonie conclui: “O plano de ações já começou a ser implementado, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e de câmaras setoriais criadas no COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), exclusivas para o plano e divididas por capacitação, legislação, marketing e infraestrutura. Acredito que, em breve, Itapoá poderá se orgulhar ao ser reconhecida como uma referência no litoral catarinense, em excelência, inovação e sustentabilidade nos serviços turísticos”.

 

Plano na íntegra em anexo.