Postos de Saúde estão vacinando meninas de 9 a 13 anos contra o HPV

Na semana de 23 a 27 de março, a Secretaria de Saúde realizou uma campanha nas escolas da rede municipal, onde foram vacinadas 365 garotas (94,56%) contra o HPV, o vírus que pode provocar câncer de colo de útero, e também outras doenças. Embora o número tenha ultrapassado as expectativas do setor, não é o suficiente, Itapoá precisa chegar a 95%. Por isso, a repartição pede aos responsáveis, que tenham meninas entre nove e 13 anos e que por algum motivo não puderam leva-las para fazer a imunização, que procurem a Unidade de Saúde mais próxima do domicílio, pois agora a vacina faz parte do calendário básico de vacinação, ou seja, está disponível o ano todo.

 

Ampliação

 

Em 2015 o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária das meninas a serem vacinadas contra o HPV. No ano passado, a vacinação era apenas para garotas de 11 a 13 anos. Agora meninas de nove a dez anos também podem receber a vacina de graça nos postos de saúde. Esta medida, em conjunto com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, visa prevenir, nas próximas décadas, a doença que hoje representa a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

 

A Secretaria agradece a colaboração dos pais, da Secretaria Municipal de Saúde, da “Casa da Amizade”, que ofereceu às crianças bolos e brindes, e de todos os colaboradores da área que tornaram a campanha um sucesso.

 

Da Assessoria de Imprensa da PMI.

Fotos da Secretara de Saúde.