Delegação Itapoaense Brilha no 5º Parajesc
Itapoá fez bonito na 5ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) que aconteceu em Blumenau/SC entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. O município trouxe 15 medalhas e esteve presente em três modalidades: tênis de mesa, atletismo e natação.
Segundo o professor Alan Rezende, foi o melhor desempenho da delegação na competição. Alan, também informou que o número de atletas integrantes superou as edições anteriores.
No tênis de mesa a aluna Renata Casa Santa Cunha (Escola Monteiro Lobato) foi vice-campeã da categoria A (12 a 14 anos) segmento Deficiência Intelectual (DI); Paulo Henrique Gonçalves (Nereu Ramos) também levou a melhor na categoria A – segmento Deficiência Física (DF); Os atletas Romário Pedroso das Neves (EJA Itapoá) e Saulo de Paula Cunha (Ayrton Senna) fizeram a final da categoria B (14 a 17 anos) segmento DI, com o resultado de vice e campeão, respectivamente. No atletismo o atleta Alefer da Silva (Monteiro Lobato) conquistou ouro na prova de salto em distância, prata no arremesso de peso e bronze nos 100m rasos da categoria A – segmento DI. Jediel Mateus de Oliveira (EJA Itapoá) trouxe várias medalhas, ouro no lançamento de dardo, prata no salto em distância e bronze nos 1.500m. Mas não foi só isso, na natação ele foi campeão nas três provas em que disputou 50,100 e 200m livre na categoria B (14 a 17 anos) segmento DI.
Alan ainda ressaltou que o 5º Parajesc foi uma competição diferente das edições anteriores, pois devido a uma alteração no regulamento das Paralímpiadas Escolares Nacionais, que acontecerão em novembro na cidade de São Paulo/SP, a forma de convocação para integrar a seleção catarinense foi diferenciada neste ano. Em algumas modalidades foi adotado o sistema de seletivas onde apenas o campeão representará o estado na fase nacional. Segundo ele, se não fosse por tal mudança, todos os atletas itapoaenses estariam convocados para a etapa nacional nas suas respectivas modalidades. Com isso no tênis de mesa puderam participar apenas os atletas com idade entre 14 e 17 anos e nessa seletiva o atleta Saulo foi vice-campeão seguido por Romário na terceira colocação. No atletismo e natação prevaleceu o sistema “Score point”, onde se adota uma analise dos resultados obtidos para chegar a definição do atleta convocado. Jediel teve índice nas duas modalidades e foi convidado para integrar a delegação catarinense. Por opção do técnico ele representará Itapoá no atletismo “Justifica-se pela maior facilidade nos treinamentos e também com base nas marcas obtidas, assim teremos mais chances de conquistar ótimos resultados e podermos pleitear o programa de bolsa atleta no ano seguinte”, diz Alan. O professor ainda ressaltou que conseguiram manter a regularidade na competição, que vem desde 2011.
Fizeram parte também da delegação municipal a Orientadora escolar Ivanir Olkoski (E.M.E.F Monteiro Lobato) Sérgio Ofugi ( Instrutor técnico Tênis de Mesa) e o Técnico Alan Rezende (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).
Do professor e técnico Alan Rezende , com adaptações da Assessoria de Imprensa da PMI.
Fotos: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.