Ideb 2013: escolas municipais de Itapoá avançam e superam projeção do MEC

As escolas de educação básica de Itapoá superaram a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 para os anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano). 

A média conquistada pelas escolas municipais nos anos iniciais foi de 5.74, 0.84 pontos acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação, cuja projeção foi 4,9 para 2013. Já a média dos anos finais foi de 4.82, sendo 0.82 pontos acima da meta estipulada.
Com essa nota, as escolas dos anos iniciais, ultrapassaram a nota projetada pelo MEC para 2015, que é 5,0. O resultado do Ideb foi divulgado na sexta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – Inep.
A Secretária de Educação, Terezinha Fávaro da Silveira, parabeniza a todos pelo compromisso, empenho, respeito e profissionalismo na causa da construção de uma educação de qualidade para todos. “É momento de celebrar o trabalho em equipe”, finaliza ela.

Saiba mais sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 e representa dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

Da Assessoria de Comunicação da SME, com adaptações da Assessoria de Imprensa da PMI.