Importante: Campanha de vacinação contra Hepatite B

No próximo sábado, dia 26, começa a Campanha de Vacinação contra a Hepatite B em Santa Catarina, que vai até o dia 1º de agosto. A vacinação faz parte da Mobilização Estadual contra as Hepatites Virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que nesta data (26), Itapoá irá abrir três Unidades de Saúde: Itapoá Centro, Itapema do Norte e Samambaial, das 8:00 as 12:00 horas, para realização da vacinação e teste rápido para Hepatites virais B e C, sendo, o atendimento, realizado através de distribuição de senhas para os exames e para vacinação.

É de suma importância que as pessoas levem seus comprovantes de vacinação para regularizarem o esquema vacinal.

Publico Alvo:

  • Pessoas até 49 anos deverão ser vacinadas com 3 doses: 1ª dose, 2ª dose (30 dias após a 1ª), e, 3ª dose (6 meses após a 1ª).
  • Os testes rápidos para  Hepatite B e C – adultos que tiveram exposição como piercings, tatuagens, transfusão sanguínea antes de 1993 e histórico de contato sexual.

Depois do evento os testes serão disponibilizados nas unidades de saúde que irão programar este atendimento e divulgá-lo na comunidade.

Hepatite B

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso a importância do diagnóstico precoce, para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.

A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

 

Como prevenir a hepatite B

 

• Vacine-se contra a hepatite B.

• Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.

• Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.

• Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.

• Utilize material de manicure individual e esterilizado.

• Use preservativo em todas as práticas sexuais.

 

Informações: Secretaria Municipal de Saúde.