CONTÉM CULTURA- Etapa cidades portuárias se despede de Itapoá e parte para São Francisco do Sul

Mais uma cidade do litoral catarinense vai sentir saudade do programa CONTÉM CULTURA – Etapa cidades portuárias. É Itapoá, que desde o dia 4 de dezembro respirou cultura e arte. Durante as três semanas, mais de 1.300 pessoas, entre os alunos das escolas municipais, os turistas e moradores participaram de muitas atividades na biblioteca volante, que ficou instalada na Avenida Beira Mar III, ao lado da pista de skate. Alguns colégios também receberam a visita dos monitores do Instituto Caracol.
No contêiner, as crianças e adultos participaram de oficinas de cartonaria, audiovisual, pau de chuva, pinhole (fotografia na lata), rodas de contação de histórias, exibição de filmes, guias de leitura, oficinas, workshop de palhaços e palestras sobre saúde e educação ambiental com foco na sustentabilidade e sobre o que é Cultura. Nas escolas, o trabalho também foi executado e surpreendeu os professores e estudantes, com trabalhos voltados ao incentivo da leitura. Para o coordenador do projeto em Itapoá, Daniel Vasconcelos, o amor e interesse pela leitura é o que mais chamou a atenção. " Temos que acabar com o mito de que brasileiro não gosta de ler. Pelo contrário, todos amam a leitura, cada um da sua forma, porém ama. Precisamos de mais projetos de incentivo à leitura, igual ao Contém Cultura, porque o brasileiro gosta e quer consumir livros".
Outro momento especial que marcou a passagem do projeto em Itapoá foi o encontro com artistas locais, produtores e representantes da secretaria de cultura do Município, que puderam assistir uma palestra sobre economia da cultura, ministrada pelo coordenador do Instituto Caracol, Cristiano Moreira. No evento do dia 17 de dezembro, foram discutidas questões sobre a construção de políticas públicas em prol da cultura na cidade, forma de captar recursos para investir no setor, orientações que devem ajudar o Muncípio que passa por um processo de desenvolvimento cultural.
Nos últimos dias ,outras atrações movimentaram o contêiner. Além de atividades voltadas à literatura, no dia 18, mais de 20 pessoas participaram da palestra com o advogado Fernando Mangold, especialista em direito digital. Os temas discutidos foram: como usar a internet com segurança? Como se faz uma compra segura na Internet? Os riscos e curiosidades nas redes sociais e como funcionam? E como o Google e o Facebook sobrevivem financeiramente? E no dia 20, o Contém Cuidado recebeu a massoterapeuta Sully Leal, que falou dos benefícios da massoterapia e dicas de uma alimentação saudável. Depois da teoria, todos os participantes saíram relaxados do contêiner.
As atividades desenvolvidas nas cidades de Imbituba, Navegantes, Itajaí e Itapoá fazem parte do Programa Contém Cultura – Etapa Cidades Portuárias do Instituto Caracol e conta com patrocínio do Funcultural e da Portonave, através Lei Rouanet. Agora, o programa segue para São Francisco do Sul, onde inicia o trabalho hoje dia 26 de dezembro, na praia da Enseada, integrando as atividades de verão do Município.

 

Texto e fotos da Assessoria de Imprensa do Instituto Caracol.