Em reunião Biólogas apresentam Projeto Toninhas

As Biólogas do projeto Toninhas, Bianca Pismel e Camila Sartori, vieram a Itapoá, na ultima semana, para divulgar seu trabalho à Secretaria de Educação do Município.
O Projeto é realizado pela Univille (Universidade de Joinville) e recebe patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, seu objetivo é a educação ambiental voltada à preservação desses animais típicos de Santa Catarina, que estão correndo risco de extinção por causa da pesca de arrasto.
A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada do Atlântico Sul Ocidental e é um dos menores golfinhos do mundo. Ela é encontrada apenas na região marinha costeira, entre o Espírito Santo no Brasil, e a Península Valdéz na Argentina. É um animal difícil de ser observado na natureza, devido ao seu tamanho reduzido e comportamento discreto. Por este motivo é uma espécie pouco conhecida pela população geral.
A Baía da Babitonga é a única do mundo que abriga uma população residente de toninhas. Isso se deve, provavelmente, a sua diversidade de ecossistemas. São cerca de 160 km² de lâmina d'água, contornada por três importantes ecossistemas brasileiros do bioma mata atlântica: floresta ombrófila, restinga e manguezal. Ao final do encontro, as biólogas distribuíram ao grupo materiais de divulgação contendo cartazes, encartes, folders, livros e CD do projeto.

Texto e fotos: Patrícia Braga Pacheco da Secretaria de Educação com adaptações da AI/PMI