13 de junho – Dia do Santo Casamenteiro
Famoso por ser o “Santo Casamenteiro”, em 13 de junho, data de sua morte, é comemorado o dia de Santo Antônio. Nascido em uma família nobre, de origem portuguesa, o santo também é conhecido como Padroeiro dos Pobres, pois sempre demonstrou muito amor e preocupação com os mais carentes. Além disso, é sempre invocado para achar objetos perdidos.
Mesmo tendo uma curta existência terrena, falecendo com 36 anos, tornou-se um dos santos mais populares do mundo, sendo venerado tanto no Oriente quanto no Ocidente. Sua canonização, também, deu-se rapidamente. Isso pode ter sido fruto do seu trabalho com os pobres, pois alguns meses após sua morte já foi considerado santo.
Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada. Nela é possível encontrar relíquias de Santo Antônio.
Uma das tradições mais antigas em sua homenagem é a distribuição de pãezinhos aos necessitados e àqueles que desejam proteção em suas casas. Dizem que o pão deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para que haja fartura o ano todo.
Pra quem acredita, hoje é dia de fazer simpatias e arranjar um (a) namorado (a), aí vão algumas dicas:
1) Abrir a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial em sua vida, dizendo: “Santo Antônio, protetor dos enamorados, faça chegar até mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz”.
2) No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor.
Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.
3) Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.
Boa sorte!