Belos projetos marcam o 1° Concurso de Experiências Exitosas nas Unidades de Saúde de Itapoá

Na última sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a mostra e premiação do 1° Concurso de Experiências Exitosas nas Unidades de Saúde de Itapoá, na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itapoá.
O concurso iniciou no dia 21 de março deste ano, com a participação de 14 projetos. No decorrer do evento, nove projetos concluíram todas as etapas do concurso. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo foi reconhecer a qualidade dos serviços, a melhoria das condições de trabalho e do atendimento no SUS; promover disseminação de iniciativas que sirvam de inspiração ou referência para outras unidades, contribuindo para troca de experiências entre as unidades; e valorizar trabalhadores que atuam de forma criativa e inovadora em suas atividades, comprometidos com o alcance dos melhores resultados e com o fortalecimento do SUS.
 Segundo a Secretaria, “todos os trabalhos apresentados na sexta-feira são maravilhosos e merecidos de premiação, demonstrando a qualidade e potencial dos trabalhos da saúde”. Porém, a premiação foi apenas para três iniciativas. O corpo de jurados, composto por dois representantes da Secretaria de Saúde, dois representantes da Secretaria de Educação e dois representantes da comunidade, através do Conselho de Saúde, indicaram os três projetos:
1º Lugar: Recicloterapia – (ESF Pontal)
2º Lugar: Caderneta de Vacinação Associada à Saúde Bucal -(ESF Itapoá)
3º Lugar: Sala de Espera: Educação e Diversão (Centro de Reabilitação)
O projeto denominado Recicloterapia, vencedor do concurso, desenvolve uma abordagem com pacientes com depressão, onde a melhoria do grau da doença é avaliada após o desenvolvimento de uma terapia em grupo, através do artesanato com materiais reciclados da própria unidade de saúde. Durante o projeto, os pacientes realizaram belos trabalhos, além de estreitar o vínculo entre os pacientes e profissionais da saúde e apresentar consideráveis resultados de melhora do grau de depressão.
A Secretaria de Saúde parabeniza todas as Unidades de Saúde pela dedicação e criatividade e já alerta que o edital do segundo concurso será lançado no início de 2013. Pois, “independente da premiação, quem ganha é a comunidade”.

Informações e fotos: Pedro Sérgio de Oliveira – Secretaria Municipal de Saúde