Programa Saúde na Escola realiza triagem auditiva

Com o objetivo de realizar triagem da acuidade auditiva nos alunos da rede municipal de ensino, identificar problemas auditivos e verificar quais medidas podem ser adotadas para minimizar as consequências de uma alteração e/ou deficiência auditiva no ambiente educacional, a fonoaudióloga do município esteve em todas as escolas municipais nos últimos dois meses.
A atividade contou com várias etapas, iniciando com a capacitação dos educadores e profissionais do ensino fundamental, através de informações de como selecionar os alunos que apresentam comportamentos indicativos de alterações auditivas e encaminhar para a triagem.
Após o levantamento realizado pelas escolas, as quais relataram o número de alunos para a triagem auditiva, foram definidas datas e horários para aplicação do instrumento de avaliação na escola, realizada pelo fonoaudiólogo mediante autorização dos pais. Os alunos identificados foram encaminhados ao Centro de Reabilitação, acompanhados com a família, para a realização de exames auditivos mais detalhados, como a audiometria e logoaudiometria.
Por fim, os casos necessários foram submetidos a intervenções clínicas nas Unidades Básicas de Saúde ou encaminhados para tratamento na rede especializada de serviços do SUS.
Agora, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a próxima tarefa será acompanhar os alunos encaminhados para tratamento especializado e promover a conscientização sobre os cuidados com a audição.


Informações e fotos: Alane Bueno – fonoaudióloga