Prova do mato abre a série de tarefas da Gincana Cultural e Esportiva

Muita lama, esforço e determinação. Foi realizada na manhã deste domingo (22) a tão esperada Prova do Mato, abrindo oficialmente a Gincana Cultural e Esportiva de Itapoá 2012. A Prova, com o tema “Reserva Indígena”, foi realizada na Reserva Volta Velha e contou com a participação de todas as equipes, cada uma com 12 participantes (seis de cada sexo).
Com um percurso de 10kms em meio a mata, lama e rios, as equipes largaram com um intervalo de 20 minutos.  A prova iniciou com a recepção do índio Yawaritsawa, que ministrou uma pequena palestra dentro da oca. Falou sobre sua vivência no alto Xingú, no estado de Mato Grosso, quando vivia com sua família. Em seguida, iniciou-se o trajeto com sete tarefas distribuídas ao longo da trilha.
A primeira tarefa ocorreu na Casa de Vidros, onde um integrante da equipe precisou identificar através do olfato e paladar dez ingredientes que, no clima lúdico do tema, simbolizava os produtos de cura do pajé. A segunda parada exigiu dos participantes a técnica de tiro ao alvo; com o instrumento utilizado na caça – zarabatana, os gincaneiros precisaram acertar os animais impressos em peças de isopor, suspensos em galhos. Na terceira parada, os integrantes foram submetidos a um ritual pela chuva, atendendo as exigências dos pajés, onde ovos, trigo e muita lama formaram uma cobertura pela cabeça e corpo de cada participante. Já na quarta parada, os participantes foram submetidos a um questionário indígena, onde as respostas estavam no final das cordas amarradas em árvores e, a cada erro, deveriam buscá-las. Na quinta tarefa, a equipe deveria acalmar cinco Curumins, entregando os bichinhos de pelúcia certos, os quais representavam alguns animais de estimação conforme a cultura indígena. A sexta tarefa exigiu que um integrante buscasse água do rio, utilizando apenas a boca, e a transporta-se até os demais integrantes. Estes, com cascas de palmeira, improvisaram uma caneleta e fizeram a água escorrer até encher uma cuia. Finalmente, na última parada antes da linha de chegada, dez integrantes precisaram identificar por uma imagem impressa, o nome de animais em extinção.
A Prefeitura parabeniza todos os participantes que demonstraram muito esforço, dedicação e companheirismo.
Toda a prova contou com o apoio dos Trilheiros do Italama e com a participação de cerca de 30 voluntários. O Poder Executivo parabeniza a Secretaria de Esporte e Juventude pela boa organização e dedicação no evento. Também agradece aos proprietários da Reserva Volta Velha pela hospitalidade e colaboração na abertura da trilha, o apoio de todos os colaboradores e imprensa local.
O resultado desta prova será divulgado primeiramente aos participantes em uma reunião com os líderes das equipes. A reunião será realizada amanhã (24), às 18h30min, na sede da Secretaria de Esporte e Juventude.

Informações: Secretaria Municipal de Esporte e Juventude