3° Encontro Estudantil sobre infância e adolescência aborda o tema “Bullying, isso não é brincadeira”

Na última sexta-feira (23) ocorreu na Escola Euclides Emídio da Silva o 3° Encontro Estudantil sobre a Infância e a Adolescência. O encontro teve o objetivo de resgatar os valores morais e éticos, desde o passado até os dias atuais, onde as mudanças ocorrem de forma extremamente dinâmica.
Com atividades, o encontro trouxe à tona questões que envolvem crianças e adolescentes, muitas vezes em situação de vulnerabilidade. As questões alertaram os alunos sobre os riscos frequentes e os orientou com clareza sobre as conseqüências de seus atos.
Foram discutidos assuntos como bullying, pedofilia, cyberbullying, abandono de incapaz, violência doméstica, menor infrator, uso e abuso de drogas, prostituição infantil e homofobia. Tudo de forma bastante didática, com estudo e socialização de casos, oficinas, apresentações ao público e avaliação do Encontro.
Este trabalho envolveu os alunos dos anos finais, que foram divididos em dez equipes e orientados por um coordenador de grupo (professores ou convidados) para ler, debater e apresentar soluções para o caso estudado. Os temas abordados são importantes para despertar a criança, o jovem e, sobretudo, os pais e educadores sobre a urgência de buscar soluções para a redução dos acontecimentos.
Para o evento, a Escola recebeu convidados de outros segmentos, como a Promotora de Justiça, Dra. Barbara Elisa Heise, as Conselheiras Tutelares, Secretária Municipal de Educação, Coordenadora Pedagógica, Diretor Pedagógico e Coordenadora de Projetos e Eventos da Secretaria de Educação, e a Assessora de Imprensa da Prefeitura.
A Secretaria de Educação parabeniza toda equipe que se envolveu com o Projeto, em especial à Professora Lucy Helena Wielewicki pela brilhante atuação.

Fonte: Lucy Helena Wielewick – Professora de Língua Portuguesa e autora do Projeto e Terezinha Fávaro da Silveira – Coordenadora de Projetos e Eventos da SME
Fotos: Terezinha Fávaro da Silveira