Projeto Passa e Repassa
No último dia 8, a Escola Municipal Euclides Emídio da Silva realizou o projeto “Passa e repassa”, que tem o objetivo de melhorar a relação entre os alunos, aprimorando o trabalho em equipe e a relação entre alunos e professores. Assim, pretende melhorar a convivência e fazer com que os alunos percebam que brincando também estão aprendendo.
O projeto iniciou em 2009, quando foi realizado nas dependências das Escolas. Já em 2010, ele teve duas etapas. A primeira foi a seletiva dentro das escolas, que escolheu uma equipe representante para a fase seguinte. Já a segunda etapa foi desenvolvida no Ginásio de Esportes Municipal, com um dia inteiro de disputas de raciocínio lógico, cálculos, provas físicas e multidisciplinares.
Neste ano o projeto recebeu o apoio da Associação de Proteção da Reserva do Mangue da Barra do Saí – Itapoá (Apremai), o que possibilitou uma melhoria na premiação e, em consequêcia, mais entusiasmo dos alunos. Conforme o professor Dionisio, da Escola Municipal Euclides Emídio da Silva, uma equipe formada por oito alunos, a turma do 6° ano, foi a grande surpresa. A equipe conseguiu chegar na final, perdendo apenas na última prova por poucos segundos, demonstrando a todos que a força de vontade, assiduidade nas aulas e a vontade de aprender sempre dão ótimos resultados.
O primeiro lugar ficou com o 8° ano matutino, turma que ano passado foi desclassificada pela falta de participação dos alunos. Neste ano a turma estava quase completa e teve um ótimo desempenho em todas as etapas.
Na Escola Municipal Alberto Speck, o projeto será desenvolvido no dia 14 de outubro, com os alunos do 2° ao 9° ano.
“A mudança deve acontecer de dentro para fora. Os seus pensamentos determinarão diretamente a forma que você vê o mundo. Pense positivo! Pense que você pode e que você é capaz de coisas maiores”. (Dr. Jô Furlan)
Fonte: Professor Dionisio Tesluk
Fotos: André Vinicius Araújo – Secretaria Municipal de Educação