Atleta itapoaense é destaque nos Jogos Escolares Paradesportivos do estado
Entre os dias 27 de abril e 1° de maio aconteceu a segunda edição do Parajesc – Jogos Escolares Paredesportivos de Santa Catarina. O evento aconteceu no município de São Miguel do Oeste e teve a participação de vários atletas de nosso estado em diversas modalidades: bocha paraolímpica, atletismo, judô, natação e tênis de mesa, nos segmentos de deficiência intelectual, deficiência visual e deficiência física, nos naipes masculino e feminino. Os atletas foram divididos nas seguintes categorias: A (atletas na faixa etária entre 12 e 15 anos de idade) e B (atletas com idade entre 16 e 19 anos).
Por meio de uma parceria firmada ente a APAE e a Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria de Esporte e Juventude, a delegação de nossa cidade contou com a participação de dois atletas do Instituto de Educação Especial de Itapoá (I.E.E.I / APAE). O estudante Wagner dos Santos, 19 anos, participou da modalidade atletismo, nas provas de salto a distância, arremesso de pelota e arremesso de peso e, o estudante Romário Pedroso das Neves, 13 anos, participou do arremesso de peso e tênis de mesa.
Os dois atletas estavam sob os cuidados técnicos do professor de educação física Alan José Rezende da Silva e do acadêmico do curso de educação física Jean Fernandes. Conforme o professor Alan, esta foi a primeira vez que Itapoá participou de uma competição a nível estadual nesta classe. “Visávamos apenas vivenciar as atividades desenvolvidas, buscar um maior conhecimento e também fazer uma espécie de laboratório do nosso potencial”, comenta o professor.
Superação
Mas com o desenrolar da competição o nosso atleta Romário foi obtendo um grande aproveitamento no evento. Já no primeiro dia de competição, em meio a mais de 18 atletas inscritos na prova de arremesso de peso, na categoria A e segmento deficiência intelectual, o aluno conquistou o terceiro lugar na prova. Isto já foi motivo de muita alegria para o atleta, a delegação e os familiares que sempre se mantinham em sintonia. Depois, na modalidade tênis de mesa, o atleta acumulou duas vitórias seguidas e se classificou para a final. Romário dependia apenas de si mesmo para sagrar-se como campeão da modalidade, mas não conseguiu manter o mesmo nível técnico e perdeu para o atleta do município de Guaraciaba.
Embora ele não tenha conseguido ser campeão da modalidade, Romário foi convocado pela FESPORTE (Fundação Catarinense de Esporte) e integrará a delegação que representará Santa Catarina nos jogos escolares paradesportivos brasileiros, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de agosto deste ano. “Precisamos agora dedicar-nos aos treinamentos de forma mais intensa, conciliarmos as nossas atividades e buscarmos a nossa melhor forma para que possamos chegar ao brasileiro em condições de competir”, afirma o professor Alan. “Mas antes ainda temos a participação no Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) que acontecerá em São Miguel do Oeste”. Segundo o professor, para esta competição há um grupo maior para administrarem e também mais modalidades para competirem. Em setembro também haverá a fase estadual das olimpíadas das APAES, que será em Joinville. “Para nós não será surpresa se conseguirmos emplacar novos nomes no cenário nacional”, complementa o professor.
Fonte: Secretaria de Esporte e Juventude