Projeto alerta os estudantes sobre o peso e o uso correto da mochila escolar

Com o objetivo de resguardar a saúde dos alunos, os professores de educação física da Escola Municipal Ayrton Senna desenvolveram um projeto sobre “o uso correto da mochila escolar”, onde os alunos puderam se conscientizar sobre o peso e a posição correta para transporte da mochila. Ao final da atividade ficou constatado que 10% dos alunos do 1° ao 9° ano estavam com excesso de peso e que, no geral, os alunos carregam as mochilas na posição incorreta.
No projeto os estudantes participaram de três atividades: verificação do peso da mochila em balança de precisão, pesquisa sobre o tema no laboratório de informática e apresentação do tema pesquisado em forma de palestra ou dramatização.

Com o projeto foram identificadas algumas dicas importantes para os pais:

– A mochila não pode ultrapassar 10% do peso corporal da criança. Se puder escolher, opte pelo modelo de duas alças e, se possível, acolchoadas.
     
– Distribua bem o peso dentro da mochila, para que não fique somente de um lado.

– Os alunos devem ser orientados a levar somente o material que será utilizado no dia.

– Cadernos de matérias individuais facilitam, pois não se tem todas as disciplinas no mesmo dia.
   
– Mochila de rodinhas é útil para peso excessivo, porém deve ser usada em trajetos curtos. O ato de puxar força as articulações de ombro, braço e coluna.

– Praticar exercícios físicos é importante porque, além de contribuir para o desenvolvimento corporal harmonioso, fortalece a musculatura e previne eventuais efeitos negativos da má utilização das mochilas.

– As dores nas costas não aparecem do dia para a noite. Em geral são resultado de um acúmulo de más práticas. Além de não carregar mochilas pesadas, é importante a criança manter a postura correta nas aulas, com a coluna vertebral bem encostada ao encosto da cadeira.

Fonte e fotos – Luiza Montalvão – Gestora da Escola Ayrton Senna