Combinação perfeita proporciona uma excelente prova de Jeep RAID
Quem não veio para Itapoá perdeu, essa foi a expressão mais comentada entre os participantes da 1ª etapa da Copa Catarinense de Jeep RAID, que aconteceu nos dias 25 e 26 de fevereiro deste ano. As condições do tempo preocuparam a organização do evento ao longo da semana em função das chuvas incidentes na região. No entanto, para a surpresa de todos, no dia da competição o sol brilhou forte culminando na combinação perfeita de muita lama e adrenalina, bem ao gosto dos competidores. Segundo o experiente piloto Waldemiro Veiga, este foi um raid como de antigamente. As trilhas muito técnicas que passaram entre os reflorestamentos e bananais elevaram o nível da modalidade.
Promovida pelo Clube do Jipeiro de Joinville, com o total apoio da Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, a prova marcou o início do campeonato 2011 em nível estadual.
A largada iniciou às 11h00min, ao lado do Maresia Itapoá e os carros saíram de minuto a minuto. Conforme a organização, o lugar de largada e chegada, localizado entre a avenida principal e a praia, já deu um ar diferente à competição. Participaram da prova as categorias Master, Graduado, Turismo e Cidade, além da Expedition que percorreu trilhas mais leves e com baixo risco, permitindo aos participantes curtir e se integrar com as belas paisagens da região. Essa categoria teve a adesão de várias duplas de Curitiba que veraneiam em Itapoá e teve duas largadas: um grupo saiu de Joinville, às 08h00min e outro de Itapoá, às 10h00min.
As categorias Master, Graduado, Turismo e Cidade ainda enfrentaram um desafio a mais, sob os olhares atentos de um bom público que compareceu ao local de chegada. Um grande pega bobo com médias altas fez a alegria da galera. Foi uma bela sacada da organização para tornar a prova mais popular.
Além da aventura a etapa também cumpriu o seu papel filantrópico. O Clube do Jipeiro exigiu como requisito para a inscrição a doação de 5kg de alimentos por participante. Os donativos arrecadados foram encaminhados para a Secretaria de Bem Estar Social e serão doados a duas entidades assistencialistas de nosso município: o Lar do Idoso Maranata e o Abrigo de menores Recanto Feliz. Também, a Comfloresta, uma das parceiras do evento, distribuiu durante todo o dia, mudas de araçá vermelha para o público em geral.
O diretor de turismo, Ricardo Ribeiro Haponiuk, disse que este evento, assim como o encontro de trilheiros Italama, consagraram de fato o município no calendário anual de esportes radicais e de aventura. “O objetivo do poder público é trazer, ao longo do ano, mais eventos como esses, que utilizem todo o potencial natural que Itapoá apresenta”.
A Prefeitura agrade a Polícia Militar e a Civil, bem como o Corpo de Bombeiros, pelo apoio prestado para o sucesso do evento.
Confira o resultado final:
Master
1º – Oscar Jose Schmidt e Gustavo Schmidt – São José – SC – 1257 pontos
2º – Eduardo Moser e Fernando Hostins – Gaspar – SC – 1723 pontos
3º – Lauro Franco Gomes e Enedir Silva Junior – Itapema – SC – 2242 pontos
4º – Acyr Hideki Rodrigues da Silva e Renan P. Medeiros – Corupá – SC – 5363 pontos
5º – Maycon Juliano Q. Medeiros e Rodrigo Ranthun – Içara – SC – 5813 pontos
Graduado
1º – Arno José de Melo e Leonardo Agustinho de Melo – São José – SC – 5799 pontos
2º – Giovani Sievert e Thomas Henrique Dalmann – Pomerode – SC – 7909 pontos
3º – Wivalde Jonas Liebl e Luis Henrique Redich – S B do Sul – SC – 10436 pontos
4º – Juares José Veloso Lacerda e Paulo Roberto de Oliveira – Fpolis – 17093 pontos
5º – Rafael Augusto Avelar Pinto e Rogério Ferreira de Barros – Ctba- 71522 pontos
Turismo
1º – Sidnei davi Cortes e Gabriella Rocha da Silva – Curitiba – PR – 23116 pontos
2º – Genivaldo Santos Silva e Rafaela da Silva – Campo Largo -PR – 32414 pontos
3º – Evandro Gentil dos Santos e Sandra C. Santos – Criciúma – SC – 47250 pontos
4º – Edson Ziolkonski e Tiago Wallner Ziolkonski – Fraiburgo – SC – 413363 pontos
5º – Emerson Siqueira e Marcos Rafael Zini – Joinville – SC – 665295 pontos
Cidade
1º – Paulo Roberto de Goes e Luiz Carlos Zanotti – Joinville – SC – 113972 pontos
2º – Altivir Fontana e Joel Kraavtchenko – Curitiba – PR – 401583 pontos
4º – Felipe Rocha e Augusto de Mendonça Rocha – Joinville -SC – 577724 pontos
5º – Eduardo Dreus e Patricia Milnitz – Pomerode – SC – 768000 pontos