Projeto Integrador é a principal expectativa para este ano na Escola Frei Valentim
Dando prosseguimento às entrevistas, a Secretaria Municipal de Educação conversou com a gestora Vania Maria Lenzi, da Escola Municipal Frei Valentim. Na entrevista a gestora fala que as expectativas para este ano são várias, mas todas estão ligadas em um Projeto Integrador de alta relevância. O projeto envolve temas transversais, transcritos diretamente no planejamento de professores, com regras traçadas no coletivo docente. Ele será desenvolvido de fevereiro à novembro e conta com muitas atividades curriculares e extracurriculares, envolvendo todos os alunos do 2° ao 9° ano, com o objetivo de fortalecer os valores e estimular as convivências dentro de um espaço público.
Foram formadas quatro equipes de professores e alunos, sendo:
1ª equipe – recebeu o nome de Golfinho – turmas 9ºs e 2ºs anos
2ª equipe – Tartaruga – turmas 8ºs e 3ºs anos
3ª equipe – Tubarão – turmas 7ºs e 4ºs anos
4ª equipe – Cavalo-Marinho – turmas 6ºs e 5ºs anos.
Dentro dos trabalhos propostos no Projeto Integrador será analisado o atendimento às regras da Escola e, a cada cumprimento de tarefas, existe uma pontuação que será computada até o final do Projeto. As salas já estão decoradas de acordo com o slogan da equipe, e as avaliações e demais atividades também serão identificadas pela logotipo.
O Projeto Integrador conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Comércio Local e Câmara de Vereadores, quais subsidiarão as premiações.
A Escola Municipal Frei Valentim conta com o enriquecedor trabalho de uma gestora, uma administradora escolar, uma supervisora, uma orientadora educacional, uma bibliotecária, uma monitora de informática e quatro serventes, para o atendimento de 353 alunos de ensino fundamental.
"Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer." (Confúcio)
Fonte e fotos: Terezinha Fávaro da Silveira – Coordenadora de Projetos e Eventos da SME de Itapoá.