3ª Edição do Espaço Cultural de Itapoá supera expectativas
Muita música, dança e artesanato marcaram a 3ª edição do Espaço Cultural, que aconteceu do dia 13 à 15 de novembro. Os artesãos apresentaram novidades e peças com motivos natalinos. O evento contou com a exposição das obras do artista plástico Juan Angelo Antunes e da artista plástica Neusa Lopes, que pela primeira vez participa do evento e apresentou um projeto diferenciado: A pintura de telas retratando Itapoá em tecido (pano de prato). Segundo a artista, esta foi a maneira que ela encontrou de mostrar, através da arte e de forma mais acessível, as maravilhas de nossa cidade que muitas vezes passam despercebidas pelos moradores e até pelos visitantes.
O cronograma de apresentações culturais superou expectativas e trouxe visitantes e familiares para apreciar os talentos que por ali passaram. No sábado (13), as apresentações iniciaram com os alunos da Escola Paroquial de Música Tocando em Frente, projeto coordenado pelos professores Mutti e Nena, e realizado nas dependências da Paróquia Imaculada Conceição.
Em seguida, um grupo de músicos de Joinville, composto por amigos e familiares do Sr. João Mendes, realizou um animado show com músicas gauchescas e sertanejas. Conforme o Sr. João, o grupo de amigos tem a música em comum e sempre se reúnem para tocar e cantar. O grupo é formado por Airton Mendes (voz e violão), José Mendes (Sanfona), Lucir Mendes (voz e violão), João Mendes (percussão), Juca (voz e sanfona) e Francisco (voz e violão).
No domingo (14), o Espaço contou com a presença do Grupo Fandango Chimarrita do Pontal, o qual encantou o público com a dança que representa muito bem a cultura de nossa cidade. Segundo o coordenador do grupo, Sr. Eder Conceição de Miranda, a parceria com o Departamento de Cultura tem surtido resultados no trabalho, os componentes tem se sentido mais valorizados e motivados, fatores que garantem o sucesso das apresentações realizadas. A parceria proporcionou a apresentação do grupo no 17° AÇOR, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de Governador Celso Ramos, no dia 24 de outubro. O evento anual reúne a cultura açoriana de todo o estado. “O apoio recebido do Departamento de Cultura é fundamental para manutenção e divulgação do nosso trabalho e de nossa cultura”, comenta Eder.
No domingo o público ainda contou com a animação do jovem Jackson Ramom Fernandes, da Barra do Saí, e dos alunos da Banda Municipal.
Na segunda (15), as apresentações musicais ficaram por conta dos professores e alunos da Banda Municipal de Itapoá e do Músico Nivaldo, grande parceiro dos eventos culturais do município.
O Departamento de Cultura atribuiu o sucesso do evento à dedicação de toda a equipe de trabalho, bem como à parceria firmada com artistas e artesãos. A diretora de cultura agradece a todos que colaboraram para a realização do evento e à grande participação da comunidade.
Fonte e Fotos: Rosilda Boldori – Departamento de Cultura