CRAS realiza o cadastro para o Programa Bolsa Família

A Secretaria de Bem Estar Social informa que realiza de segunda à sexta-feira, das 08h00min às 11h00min, o preenchimento do Cadastro Único (Cadun) para o Programa Bolsa Família. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda voltado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que vincula o recebimento de benefício financeiro através do cumprimento de compromissos na área da saúde, educação e assistência social.
A partir do preenchimento do Cadastro Único, as informações recolhidas são enviadas à Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, onde os dados são processados. Em menos de 40 dias, a Secretaria Municipal de Bem Estar Social recebe informações sobre a adesão ou não ao não da família ao programa. Os interessados podem se inscrever no CRAS, situado na Avenida das Nações Unidas, nº 346, Centro. Mensalmente é repassado à Secretaria o nome dos beneficiados pelo Programa, e são fixadas listas nas Escolas, Postos de Saúde, Fórum, Pronto Atendimento, Câmara de Vereadores e na Caixa Econômica.
Para ter acesso à Bolsa Família, é necessário que a família tenha renda per capta de até 250 reais, além de que cumprir criteriosamente as condições da saúde, educação e assistência social.
As condições da assistência social são representadas pela atualização permanente dos dados do cadastro, pela participação nos grupos de atividades propostas pelo CRAS, além do cumprimento de consultas médicas, pesagem das crianças, exames pré-natal e, na área da educação, a matrícula e frequência escolar.

Fonte: Secretaria de Bem Estar Social