Escola Alberto Speck promove projeto musical

A Escola Municipal Alberto Speck, no Saí Mirim, está desenvolvendo com seus alunos o projeto: Semeando Cultura – A música como meio de interação social.
A música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro. Atende diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual. Por estas razões, entende-se que a música é um agente facilitador e integrador do processo educacional.
A idéia do projeto surgiu a partir do interesse dos alunos em aprender violão e canto. E com base nos fundamentos científicos acerca da música, a equipe pedagógica considerou a viabilidade de desenvolver o projeto em conformidade aos objetivos dos educandos.
As aulas são ministradas nas dependências da escola, pela Professora Kéllin Cristian Ribas Martins, coordenadora do projeto, a qual tem formação musical em Teoria Musical, História da Música, Regência de Coral Infanto-juvenil, Técnica Vocal e Violão Popular. O projeto tem como colaboradores toda a equipe escolar, e o material foi patrocinado pela TECON/SC.
As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, contabilizando duas horas aulas semanais.  Abrange quarenta alunos, desde o 1º até o 9º Ano, o que contribui significativamente para a integração entre crianças e adolescentes.
O repertório é eclético, independentemente do período histórico. Isso amplia o repertório musical dos alunos e contribui para uma interpretação mais aprofundada das músicas que ouvem, estimulando o potencial reflexivo, crítico e criativo.
Desde a implementação deste projeto, os alunos participam das aulas com muito empenho, o que tem levado a resultados positivos a curto prazo.

Fonte: Terezinha Fávaro da Silveira – Gestora de Eventos e Projetos da Secretaria de Educação