SAMU começa a atender em Itapoá
A partir da semana passada, a nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU/192, passou a atender a comunidade itapoaense. O veículo do tipo ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) é equipado com instrumentos avançados para o atendimento de emergências.
O que é o SAMU/192?
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Quando chamar o SAMU?
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O SAMU pode ser chamado na ocorrência de problemas cardíacos e/ou respiratórios; casos de intoxicação, traumatismo ou queimadura; na ocorrência de quadros infecciosos, de maus tratos e trabalhos de parto; casos de tentativas de suicídio, em crises hipertensivas e choques elétricos; quando houver acidentes com vítimas, acidentes com produtos perigosos e na transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.
Como posso chamar o SAMU?
O SAMU é acionado somente pelo número 192 (ligação gratuita) e todas as ligações são gravadas.
Quem atende o 192?
O atendimento imediato é realizado pela Central de Emergência em Joinville, cabendo a ela a autonomia para liberar a saída da equipe com a unidade móvel.
Que informações podem ajudar nesse atendimento imediato?
Manter a calma é fundamental. Se estiver muito nervoso, peça para outra pessoa fazer a ligação e passar informações que facilitem o transporte e o atendimento de urgência como a idade do paciente, seu estado (se está inconsciente), se tem dificuldade para respirar, se há sangramento, se há dor etc. Enfim, todas as informações que descrevam o estado do paciente.
E se for um acidente na rua, o SAMU atende?
Sim. Nesse caso, outras informações serão necessárias como, por exemplo, a descrição de cada veículo envolvido (carro, moto, caminhão ou bicicleta), pois isso possibilita um tipo de lesão previsível em colisão ou em atropelamento. O número de feridos também é necessário para que haja um reforço no atendimento.
E se uma pessoa desconhecida passar mal como um morador de rua por exemplo. Ainda assim o SAMU pode ser chamado?
Sim, ainda que a ligação seja feita por quem não conhece a vítima ou o paciente, as informações podem ser prestadas. Neste caso, é solicitado que a pessoa que fez a ligação fique no local para que haja facilidade de contato, monitoramento e rapidez na chegada do socorro.Em locais com falhas na numeração, arruamentos irregulares ou locais de difícil acesso, embora não seja obrigatório, é essencial que a pessoa aguarde e ajude a chegada da ambulância passando o máximo de informações.Além disso, prestar esclarecimento sobre o ambiente também é importante, se existe sinal de briga, alguma arma branca (faca) por perto, se existe cheiro de bebida, entre outras informações.
E se a ambulância for necessária para levar um paciente em consulta?
O SAMU é um serviço de urgência e emergência, ou seja, SOMENTE deve ser acionado quando existir risco de vida envolvido e, por conseqüência, é fundamental o rápido atendimento.
Qual é o apoio que o SAMU pode ter?
A Polícia Civil ou o Corpo de Bombeiros podem ser chamados em alguns casos de integração de ações. A atuação conjunta permitirá que um incêndio seja combatido e a vítima de queimaduras seja resgatada, por exemplo.
As ambulâncias são todas iguais?
Não. O SAMU é um serviço que integra o SUS (Sistema Único de Saúde), portanto, segue as normas estabelecidas de Atenção às Urgências, que prevê a quantidade, o tipo de ambulância (veículos básicos e veículos avançados) e os profissionais (motorista, médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem) que deverão prestar o serviço. No caso de Itapoá a ambulância é do tipo básico lotada com motorista e técnico de enfermagem.
Outras informações
Quase 80% das demandas se referem à falta de informação, informação incorreta ou mesmo trote. Vale ressaltar a importância das ações da população quanto a trotes, orientação na chegada até o local, prestação de informações sobre a vítima e a situação do local; algumas medidas devem ser cumpridas a fim de atingir a excelência na prestação do serviço de urgência.