HumanizaSUS em Itapoá

O Humaniza SUS, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, que foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado “SUS que dá certo”. Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública.
O Humaniza SUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. O objetivo é que os SUS sejam humanizados, comprometidos com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.

Entende-se a humanização do SUS como:
• Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores;
• Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos;
• Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;
• Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;
• Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde;
• Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual;
•  Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho;
• Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo;
• Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento;
• Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde;
• Luta por um SUS mais humano, porque construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e qualquer um.


HumanizaSUS em Itapoá

Em nosso município, o Humaniza SUS procura discutir e buscar formas de melhorar o serviço de saúde prestado e acredita que uma fórmula para isso é a valorização e o reconhecimento do profissional de saúde. Oferecer educação continuada e reciclagem aos profissionais, dispor de ambientes adequados para receber o usuário e para as equipes desenvolverem as atividades necessárias, são alguns dos pontos discutidos. Dessa forma, Itapoá está desenvolvendo uma pesquisa de satisfação do usuário em todas as unidades de saúde e, através do resultado, serão detectados os problemas existentes, assim poderão ser propostas as melhorias nas unidades de saúde. Em breve também serão colocadas caixas de sugestões nas unidades, mais uma alternativa para o usuário sugerir ou também reclamar do serviço.

Ações em Itapoá

Quanto à valorização e o reconhecimento dos profissionais de saúde, já foi agendado o primeiro curso de capacitação, na área de epidemologia, que acontecerá do dia 28 de junho a 05 de julho. Em agosto será realizado o 1° SEMINÁRIO HUMANIZASUS DE ITAPOÁ, reunindo profissionais da área de saúde dos nove municípios da região nordeste de Santa Catarina, os quais discutiram temas relacionados. Este tipo de evento está sendo realizado em outros municípios e vem apresentando um resultado significativo quanto à discussão da atenção e gestão do SUS.