Esclarecimentos acerca dos notebooks adquiridos pela Secretaria de Educação

Como já amplamente divulgado, a Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria de Educação, efetuou a compra de notebooks para todos os professores efetivos da rede municipal de ensino para auxiliar no desenvolvimento das aulas e planejamento das atividades escolares. Esta compra foi realizada no segundo semestre do ano passado para que os professores já pudessem utilizar os computadores a partir do início de 2010. Após a distribuição dos equipamentos percebeu-se problemas com algumas máquinas, sendo prontamente contatada a assistência técnica autorizada solicitando os devidos reparos. Vale ressaltar que tais reparos não geram nenhum custo para o erário municipal, pois os equipamentos ainda se encontram dentro do prazo de garantia.
Ao perceber o aumento de notebooks com defeito, a Secretaria de Educação solicitou esclarecimentos a Positivo, empresa fabricante, sobre o motivo de tantas avarias. A Positivo esclareceu que infelizmente houve uma série que acabou apresentando problemas de fábrica, porém, se colocou a inteira disposição para a troca da referida peça com defeito. Esclarece ainda que, não somente os equipamentos adquiridos pelo Poder Executivo Municipal apresentaram defeito, mas também outros notebooks adquiridos por particulares. Assim sendo, os professores têm encaminhado os notebooks para a Secretaria de Educação para serem enviados à assistência técnica para serem realizados os devidos reparos.
A Secretaria de Educação é clara ao ressalvar que de forma alguma os problemas que vêm ocorrendo nos equipamentos são fruto de aquisição inadequada ou de má qualidade para que houvesse contensão de despesas. A compra foi embasada na questão custo benefício, buscando uma durabilidade maior, segurança da marca, somado a economia do investimento, mas, principalmente, primando pela boa qualidade do produto.

– Capacitação quanto ao Sistema Operacional (SO) Linux  –

Durante o ano de 2009 a Secretaria de Educação capacitou por meio da GERED/Joinville, cinco monitores de laboratório para atuarem junto aos Centros de Tecnologias Educacionais Municipais (laboratórios de informática) em Sistema Operacional Linux e Broffice, sendo que estes possuem em sua função, prestar auxílio aos professores no que tange a utilização do referido sistema, além de outras funções.
Ainda no ano de 2009, foi ofertado para toda a Rede Municipal de Educação um curso de Tecnologias Educacionais de 100 horas, no formato a distância, porém, com encontros presenciais mensais para troca de experiência e para sanar dúvidas e dificuldades. O objetivo do curso é promover a integração das Tecnologias Educacionais ao Currículo Escolar para professores da rede e demais profissionais da educação. Durante o curso, os professores tiveram oportunidade de desenvolver projetos educacionais integrando as diversas mídias, inclusive o computador ao currículo escolar. Os encontros mensais foram realizados nos laboratórios de informática das escolas para divulgação dos projetos executados, além de oportunizar o acesso ao Sistema Linux e Broffice.
Durante o desenvolvimento do curso em 2009, percebeu-se uma grande desistência dos professores cursistas, fazendo com que infelizmente o contato com os referidos sistemas não acontecessem por completo. Ao serem questionados sobre o motivo da desistência, todos afirmaram não disponibilizarem de tempo para a execução das atividades propostas. Em momento algum houve qualquer tipo de justificativa de que a desistência ocorresse por não conseguirem utilizar-se dos equipamentos do laboratório ou sistemas neles disponibilizados. Percebeu-se que os cursistas que concluíram ou que ainda participam do curso de tecnologias, possuem maior habilidade na utilização dos SO, pois acabaram tendo maior contato e, conseqüentemente, perderam o receio de utilizar os sistemas e recursos disponíveis, além de reconhecerem que as mídias são excelentes ferramentas educacionais, motivadoras e promovedoras do desenvolvimento da aprendizagem.
No ano de 2010, continuamos a oferta desta capacitação aos professores da rede, no entanto, a adesão ainda é mínima.
Contamos ainda com uma professora à disposição, como tutora do curso. Esta tutora percorreu no ano de 2010 as escolas da rede para divulgação do curso, e para auxiliar os professores que solicitaram apoio, além de se colocar a disposição para realizar encontros nas unidades escolares para promover a integração das tecnologias e auxiliar os professores nas dúvidas.
A Secretaria de Educação informa aos interessados que ainda existem vagas disponíveis para o curso, e que a tutora está prontamente à disposição para auxiliar os professores no que for necessário.

Mais informações na Secretaria de Educação pelo telefone (47) 3443-8855.