Saiba mais sobre os Jogos Abertos da Terceira Idade no Estado de Santa Catarina (JASTI)

No dia 3 de outubro de 2006, o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira sancionou a Lei nº 13.846 instituindo os Jogos Abertos da Terceira Idade no Estado de Santa Catarina (JASTI). O projeto de lei era do deputado Antônio Aguiar.
Com isso os JASTI passaram a fazer parte do calendário de eventos da Estado sendo uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Além dos órgãos governamentais a competição tem a participação das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR´s) e prefeituras municipais e associações desportivas representantes das pessoas idosas e das entidades educacionais, esportivas e filantrópicas.
A finalidade dos JASTI é estimular a participação em atividades esportivas, recreativas e artísticas dos idosos, visando ampliar as perspectivas de uma qualidade de vida, conquistando o respeito das demais gerações; sensibilizando a sociedade para novas formas de participação da pessoa com mais de 60 anos de idade.
Os primeiros jogos foram realizados na cidade de Chapecó em 2008 e para chegar à formatação do evento, dirigentes da Fesporte foram à cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo, colher informações sobre as disputas que lá eram realizadas para os idosos.
Durante os três dias que ficaram em Jaboticabal os representantes da Fesporte observaram detalhes da infraestrutura como local de alojamentos e competições, confecção de boletins, cerimonial e participação dos atletas.
Em 2008, o município de Chapecó inaugurou a Cidade do Idoso, um empreendimento com canchas de bocha, teatro, piscina, salas de ginástica, salão de beleza, posto de saúde, dentista, sala de informática, restaurante e muito mais para atender mais de 13 mil pessoas acima de 60 anos. E foi neste local, que ainda estava em fase de construção que foram realizadas as primeiras competições do JASTI.
O evento foi disputado de 11 a 14, e nem mesmo o frio dessa época do ano conseguiu diminuir o ânimo e euforia dos vovôs e vovós presentes na competição que foi coroada de sucesso. A disputa contou com a presença, na fase Estadual, de 89 municípios e cerca de 900 idosos. Mas desde as fases classificatórias foram mais de 163 municípios de 30 Secretarias de Desenvolvimento Regional e 1.500 idosos participantes. Em Chapecó foram contempladas as modalidades de bocha, bolão 23, dominó e dança coreográfica. Além das "competições esportivas", os JASTI oportunizaram atividades extras como passeios, bailes, e um almoço de confraternização.
Com a criação dos Jogos da Terceira Idade, todos os segmentos etários de Santa Catarina passaram a ser atendidos por eventos culturais, sociais e esportivos organizados pelo Estado.

Maiores informações através do link: http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/3_idade/3_idade.htm   

 Fonte: Fesporte

O 3º Jasti mobilizou 1.149 atletas acima de 60 anos. Confira na integra os campeões desta edição:


bocha masculina – Jaraguá do Sul
bocha feminina – Lages
bolão masculino – Ibirama
bolão feminino – Timbó
canastra masculina – Celso Ramos
canastra feminina -Romelândia
dança coreografica – quilombo
dança de salão até 69 anos – Chapecó
dança de salão mais de 70 anos – Florianópolis
dominó masculino – Penha
dominó feminino – Ascurra
truco masculino – Saltinho
truco feminino – Timbó