Delegação de Itapoá traz bons resultados da fase estadual dos JASTI

Encerrou neste último domingo (16), em Barra Velha, a terceira edição dos Jogos Abertos da 3ª Idade. A competição iniciou na terça-feira, dia 11, e teve a participação de 1.149 idosos representando 133 municípios de 34 Secretarias de Desenvolvimento Regional. A promoção foi do Governo do Estado de Santa Catarina com as Secretarias de Turismo, Cultura e Esporte, através da Fesporte, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Barra Velha e da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville.
A delegação Itapoaense, que representou a 23ª SDR, esteve presente nas modalidades: Bocha masculino, Canastra masculino, Truco masculino, Truco feminino e a Dança Coreografada, que abriu os jogos na noite de quarta-feira (12/05), e com o Ginásio de Esportes completamente lotado, foi aplaudida por todos pela bela e harmônica apresentação.
No dia seguinte, na modalidade bocha, Itapoá venceu a equipe da casa (Barra Velha).  Mais tarde Itapoá foi superada por Orleans, classificando Barra velha para a próxima fase que ainda obteve a terceira colocação na final. A canastra masculina ganhou a primeira partida contra Iomerê e perdeu para Sulbrasil; porém o truco masculino, com a dupla Evaldo Coelho e Luis Carlos Piazzeta, ganhou as duas primeiras partidas contra São José e Schereder, e só foi conhecer a derrota nas quartas de final, para a cidade Galvão. Com este resultado o truco de Itapoá ficou com a 5ª colocação final.
Com a participação de nossos idosos, a Prefeitura de Itapoá e a Secretaria de Esporte e Juventude atingiram as metas iniciais de estimular a participação da terceira idade em atividades esportivas e recreativas, visando ampliar as perspectivas para uma qualidade de vida e contribuir para reverter a imagem do idoso em nossa sociedade. Assim é conquistado o respeito das demais gerações, além de sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, convívio social e troca de experiências. Com isso é resgatado a auto-estima para um melhor convívio social e bem estar.
Para os componentes da equipe técnica, a experiência com os “mais experientes” foi muito boa, engrandecendo a formação profissional e principalmente o aprimoramento como os seres humanos, mais sensíveis e atentos com o próximo.
Para a próxima edição 2011, a Secretaria de Esporte e Juventude iniciará, ainda este ano, as seletivas nas diversas modalidades que serão disputadas no Regional. Haverá também uma articulação para que um número ainda maior de idosos estejam ativos por todas as localidades de nossa cidade, tratando esta causa de interesse público e aberta a todos os munícipes de Itapoá.