Fortes chuvas comprovam o bom funcionamento de galerias

Conforme anunciado por vários meios de comunicação, todo o estado de Santa Catarina sofreu com as intensas chuvas da última semana. Segundo dados da Ciram/Epagri o volume de chuvas no Estado foi o mais elevado desde 1998. Em grande parte do território catarinense, até o dia 20 deste mês o total de chuvas de abril estava abaixo da média mensal, no entanto o volume de chuva registrado entre os dias 20 e 26, elevou e superou as médias deste mês. Até o momento cerca de 69 municípios catarinenses foram afetados pelas fortes chuvas. As regiões mais atingidas decretaram situação de emergência, totalizando 43 cidades até as 17h00min desta quarta-feira, conforme relatório do DEDC. Vale salientar que a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) também informou que a região sul do Brasil foi a que mais recebeu chuvas em todo o planeta.
E em Itapoá não foi diferente. Em apenas quatro dias, compreendidos entre 22 e 26 deste mês, a Ciram/Epagri registrou um volume de chuvas de 297mm, superando a última grande chuva ocorrida em nosso município no dia 23 de janeiro deste ano. As áreas anteriormente afetadas por alagamentos foram poupadas em função das galerias construídas pelo Poder Executivo Municipal. Cenários catastróficos como os de janeiro não foram verificados na cidade, indicando o bom funcionamento das galerias no auxílio do escoamento das águas pluviais.
A Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está com uma grande frente de trabalho empenhada na recuperação dos danos causados pelas chuvas, como a restauração de vias públicas, limpeza de valetas e desobstrução de bocas de lobo.