Prefeitura de Itapoá continua instalando aparelhos de ar condicionado nas escolas do Município
A iniciativa da instalação deste tipo de aparelho em escolas públicas é pioneira em nosso Estado, quiçá no Brasil. No início do ano passado foram comprados dois ar condicionados para experimentação. Até hoje já foram licitadas mais 21 aparelhos, totalizando 23 ar condicionados distribuídos em três escolas municipais, sendo elas a Ayrton Senna, a Claiton Almir Hermes e a Monteiro Lobato. Até o final deste ano a Prefeitura pretende equipar todas as salas da rede municipal de ensino.
A instalação dos aparelhos visa, sobretudo, proporcionar um ambiente mais agradável e confortável para alunos e professores nas épocas de temperaturas elevadas, o que favorece diretamente na produtividade do ensino. Segundo professores das escolas equipadas, os benefícios são grandes e muito significativos. Os professores afirmam que os alunos se apresentam mais tranquilos, menos cansados e, assim, a produtividade das aulas tem aumentado bastante.
Outro ponto observado pelos funcionários das escolas é a questão do barulho nos corredores. “Foi uma mudança fantástica”, diz a diretora da Escola Municipal Ayrton Senna, “Temos um problema grande de acústica em nossa escola, até o barulho de uma vassoura acabava atrapalhando a concentração dos alunos, com as portas e janelas fechadas, o barulho se tornou inexistente e a concentração aumentou”, afirma a diretora.
Os alunos também comentam que a partir da instalação a vontade de estudar aumentou, a sala se tornou mais atrativa e confortável.
A escolha por este tipo de equipamento, ligeiramente mais custoso, está relacionada ao seu baixo consumo de energia, a baixa emissão de ruídos e a constante renovação do ar, diferente dos aparelhos de ar condicionado convencionais. Outra característica importante é que este sistema não utiliza gases como CFC ou HCFC, comuns em ar condicionado comuns e nocivos ao meio ambiente. A alternativa se torna muita mais econômica, ecológica e saudável.
– Confira depoimentos de alguns dos beneficiados –
“Os alunos estão mais tranquilos e menos cansados, a mudança foi muito significativa.” Professores da Escola Monteiro Lobato.
“Temos mais conforto, a sala se tornou mais atrativa.” Aluna da Escola Monteiro Lobato.
“Antes não dava vontade de fazer nada, dava cansaço.” Aluna da Escola Monteiro Lobato.
“O calor inibe o conhecimento, os alunos perderam a irritabilidade e estão permanecendo mais nas salas de aula; os professores também estão mais dispostos, estava muito quente e todos acabaram se beneficiando com isso.” Orientadora da Escola Claiton Almir Hermes.
“O rendimento das crianças aumentou muito e pelas portas e janelas fechadas, o barulho que antes tirava a concentração dos alunos, principalmente porque a escola está sendo ampliada (barulho de construção), não incomoda mais.” Diretor da Escola Claiton Almir Hermes.
“Os alunos estão bem mais calmos, as aulas estão mais produtivas.” Professora da Escola Claiton.
“Foi uma mudança fantástica, bem significativa, podemos dizer até impressionante. No início eu até andava na escola pra ver se aquilo era mesmo verdade, não havia barulho, os alunos não estavam circulando pelo corredor, temos um problema grande de acústica em nossa escola, até o barulho de uma vassoura acabava atrapalhando a concentração dos alunos, com as portas e janelas fechadas, o barulho se tornou inexistente e a concentração aumentou. A escola se tornou mais calma, os alunos estão mais calmos.” Diretora da Escola Ayrton Senna.
“Os alunos estão mais calmos, preferem ficar na sala de aula e estão mais concentrados. Melhorou a concentração, o rendimento, eles saem menos da sala de aula, foi um investimento muito positivo.” Professores da Escola Ayrton Senna.
“Está bem melhor, temos mais vontade de aprender.” Aluno da Escola Ayrton Senna.