Resultado da análise de água da galeria da Rua 620
Em virtude de questionamentos por parte da população, a Prefeitura de Itapoá torna público o resultado de laudo técnico referente à saída de água na praia da galeria da Rua 620.
Muito se questionava sobre a possibilidade de estar havendo descarte de esgoto doméstico na referida galeria, no entanto, os testes demonstraram o contrário. O resultado das análises físico-químicas da água apresentou a inexistência do parâmetro Coliforme Fecal, não havendo nenhum vestígio de qualquer tipo de esgoto na água lançada na praia.
A cor escura e o cheiro desagradável que água apresenta naquele local são referentes a um tipo de solo existente na região, denominado comumente como “piçarrão”. Tal solo é caracterizado pela coloração avermelhada, bem como a existência em grande quantidade do elemento químico enxofre. Tal composição em contato com a água da chuva ou com a água de drenagem superficial proporciona essa coloração característica com acentuado e forte odor.
Outro ponto a ser considerado é a questão do fechamento da boca da galeria que liga o Rio Saí Mirim. Quando a ligação for novamente liberada, esta favorecerá a circular mais intensa do ar, evitando assim, a alta concentração dos gases, que proporcionam o forte cheiro, dentro da galeria.
As análises foram realizadas pela renomada empresa Acquaplant no mês de janeiro.