Ministro Pedro Brito elogia Complexo Portuário Catarinense em visita às obras do Porto de Itapoá
O Ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, conheceu nesta quinta, 23 de julho, as obras do Porto de Itapoá, em Santa Catarina. A visita foi acompanhada por diversas autoridades, como o Secretário Estadual de Infra-estrutura, o Prefeito de Itapoá e o Presidente do Porto de São Francisco do Sul, além de membros do Conselho de Administração e da Diretoria do empreendimento.
Durante a visita, Pedro Brito destacou a importância do Complexo Portuário Catarinense para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro e ressaltou a representatividade que terá o Porto de Itapoá para o Estado e o país neste contexto. “No ano passado o Brasil exportou quase 8 milhões de TEUs. O Porto de Itapoá, após a conclusão da última fase, terá capacidade instalada para quase 1 milhão de TEUs”, enfatizou o ministro.
De acordo com Brito, a eficiência do comércio exterior não pode prescindir do investimento privado. “O governo Lula acertou ao criar uma estrutura própria para tratar da questão portuária. Os investimentos em dragagem, que não aconteciam há dez anos, agora são da ordem de R$ 1,5 bilhão em várias regiões do país. O papel do governo é garantir infraestrutura e segurança jurídica para a iniciativa privada investir em portos”, disse o Ministro, que fez questão de afirmar que entende a presença de mais portos em um estado como fator estratégico de competitividade para criar um diferencial de logística e movimentação de cargas capaz de atrair novos negócios.
O Tecon SC, em Itapoá, é um terminal portuário privativo de uso misto (carga própria e de terceiros) exclusivo para a movimentação de contêineres. Em fase de construção, já conta com cerca de 40% das obras realizadas e começa a operar em 2010. Tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil – Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Grupo Hamburg Süd).
Com investimento total de mais de R$ 450 milhões, o Porto de Itapoá está situado em águas abrigadas da Baia da Babitonga, na divisa de dois importantes estados exportadores – Santa Catarina e Paraná. Na primeira fase, terá capacidade instalada para movimentar mais de 300 mil contêineres/ano, com condições adequadas para operação de navios de grande porte, em face de seu calado natural de 16 metros, e uma ampla área retro-portuária com possibilidade de ampliações. Nesta fase, o Porto de Itapoá terá dois berços de atracação com 630 metros de extensão localizados a 230 metros da costa, ligados ao pátio de contêineres por uma ponte de acesso. Com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, será um terminal portuário de alta produtividade e segurança, reduzindo tempo de carga e descarga e, conseqüentemente, custos operacionais para os usuários.
O Tecon SC segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no meio ambiente, e terá a movimentação de contêineres monitorada em todas as fases da operação. Será equipado com quatro guindastes de carga super post Panamax (Portêineres), 11 guindastes de pátio tipo RTG (Transtêineres), 26 caminhões para a movimentação de contêineres no pátio (Terminal Tractors) e 3 Reach Stackers e contará com as mais avançadas tecnologias do segmento: DGPS (Differencial GPS), RFID (Radio Frequency Identification) e operação de acordo com o ISPS Code (regulamentação internacional de segurança portuária).
Durante a operação, o Porto de Itapoá vai gerar aproximadamente 3.000 empregos diretos e indiretos, com a capacitação e qualificação, especialmente da mão-de-obra local. A escolha de Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pela localização estratégica, na divisa de dois importantes estados do Sul e junto à Baia da Babitonga, que já tem outras operações portuárias. O Porto de Itapoá está localizado a 80 quilômetros de Joinville, 130 km de Curitiba, 270 km de Florianópolis e 550 km de São Paulo.
Fonte: Assessoria de Imprensa (EDM Logos Comunicação) Simone Gehrke/Marlise Groth
Fotos: André Kopsch